Stand de pêssego na beira da estrada.
A latinha azul é o caixa pra deixar as moedas.
A lona branca é para o controle das ervas, dos insetos e principalmente para refletir os raios solares para que as frutas fiquem vermelhas.
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Monitor de radiação nuclear
Logo após o acidente nuclear, há 3 anos e meio, os municípios mais contaminados pela radiação tomaram a iniciativa de monitorar o nível de exposição dos moradores (principalmente crianças e gestantes) aos raios.
Este aparelho, após o período de monitoramento de 3 meses, é recolhido para a leitura e o resultado é notificado posteriormente.
Aqui na cidade de Fukushima também está sendo monitorado periodicamente e o meu kit chegou no final de Agosto.
Este aparelho, após o período de monitoramento de 3 meses, é recolhido para a leitura e o resultado é notificado posteriormente.
Aqui na cidade de Fukushima também está sendo monitorado periodicamente e o meu kit chegou no final de Agosto.
Super moon
Dia 8 de Setembro foi o Otsukimi (apreciação da lua) , um ritual para comemorar a colheita.
O otsukimi que é nesta época de Setembro nem sempre coincide com a lua cheia.
E no dia 9 de Setembro tivemos a lua cheia que desta vez (pela terceira vez neste ano) foi um super moon.
A foto é uma montagem (bem grosseira), a lua foi colada ali (rs).↓Esta não é montagem, a lua foi fotografada com as folhas do maple do quintal.
sábado, 6 de setembro de 2014
Espantalhos
Oi pessoal, depois de uma longa ausência, estou de volta.
Depois de quase 30 anos parada, estou de novo estudando, assistindo aula, junto com gente jovem.
E para tentar acompanhar o ritmo deles eu preciso estudar muito em casa, mas é ótimo aprender algo novo. E é ótimo para desatrofiar os neurônios.
Aqui em Fukushima, a colheita dos pêssegos já está quase no final e já começou a colheita da maçã, pêra, uva ... quando é que vou perder os quilos que adquiri no Brasil??????
As fotos abaixo são todas daqui perto de casa. A lavoura de arroz irrigado está bonita, mas estou adorando são os espantalhos, que não espantam nada mas são muito engraçadinhos.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Enfeites do Festival de Tanabata
As ruas Paseo e Bunka, localizadas no centro da cidade de Fukushima, estão super decoradas com os enfeitos típicos do Festival de Tanabata.
Os enfeites são preparados por empresas, escolas, associações comunitárias ou mesmo por particulares onde se colocam os desejos. Aqui em Fukushima invariavelmente eram "reconstrução de Fukushima".
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Eustoma
Uma agricultora da localidade de Namie, região contaminada pela radiação resolveu mudar de atividade após o acidente nuclear.
Estas flores de eustoma são o resultado do novo empreendimento.
Amanhã sairá o seu primeiro lote de flores, resultado de muito estudo e muita dedicação.
Esta região ainda não está liberada para residir. Os proprietários vão trabalhar nas suas terras saindo das residências provisórias localizadas nas cidades vizinhas.
Olhe que lindo! Cor, vigor, tamanho, volume, delicadeza . . . isto é resultado de um cuidadoso acompanhamento técnico e do amor desta senhora para com a sua terra, sua comunidade e sua profissão.
Fukushima Waraji Matsuri
Nesta época, entre o final de Julho e início de Agosto, são realizados os grandes omatsuris e os festivais de fogos de artifícios da região de Tohoku.
Nos dias 1 e 2 de Agosto tivemos o Waraji Matsuri de Fukushima.
Waraji é um chinelo feito de palhas de arroz e era um calçado usado regularmente no Japão.
from Wikipedia
Neste festival de Fukushima um waraji (apenas um pé) de 12 metros e 2 toneladas é carregado pelas ruas do centro.
Dia primeiro de Agosto, uma sexta-feira, uma noite de verão muito agradável.
O centro estava cheio de jovens, crianças e idosos, muitos vestidos de yukata, dançando e curtindo o momento.
Havia muita energia, Fukushima está GENKI (forte, cheio de energia).
Assinar:
Postagens (Atom)























