segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cenouras coloridas

Vejam o que eu achei no mercadinho, um pacotinho com cenouras de várias cores.
São cenouras pequenas, as mais grossas têm a grossura de um dedinho.
E o sabor e o aroma delas são todas diferentes.
A branca e a esverdeada têm sabores marcantes de ervas. As outras são mais "cenouras comuns".


Falando nisso, aqui em Fukushima, principalmente na região de Aizu, tem um grupo de professores e produtores rurais trabalhando para "ressuscitar" antigas variedades e espécies de verduras que eram comuns naquela região e que possuíam sabores e aromas fortes.


Este livro apresenta 20 destas verduras com as receitas.


Este é o pepino apresentado no livro, não encontramos destes nos mercados, a não ser nos pontos de venda direto do produtor. Mas eles me parecem familiares, não são semelhantes aos que se vendem no Brasil? 


Este é um outro livro interessante publicado há alguns dias, apresentando as comidas locais da região de Abukuma (região leste de Fukushima). Tem uns pratos muito diferentes que nunca tinha visto. Estes pratos são na maioria trabalhosas de preparar, e possíveis de serem preparados apenas numa certa época do ano e portanto não aparecem nos cardápios de restaurantes.






sexta-feira, 22 de julho de 2016

Parque Azuma com lírios nativos em plena floração


Oi amigos, quanto tempo!
Estamos numa época de chuvas, aqui chamamos "tsuyu".
Hoje amanheceu chovendo e numa temperatura muito fresca, ótima para uma corridinha.
Esperei passar a chuva e fui ao parque "Azuma sougou undou kouen", um parque enorme com ginásio poliesportivo, piscina coberta, campos de futebol e beisebol, muitos parquinhos pras crianças, jardins de rosas, azaleias, rododendros e uma grande área preservada de lírios nativos os quais estão em plena floração.
Estes lírios possuem um perfume incrível, depois da corrida pude desfrutar um passeio muito agradável.



Esta flor cor de rosa é uma orquídea! 
As pequenas flores estão dispostas em espiral, infelizmente não consegui tirar uma foto melhor, mas elas têm o aspecto típico das orquídeas.

 
Os cogumelos também estavam vigorosos, haviam muitos em diferentes formatos e cores.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Tudo como era antes?!?!

Abriram um buraco no quintal, onde era gramado, e enterraram 5 caixas contendo os lixos radioativos.







e deixaram tudo bonitinho, como se nada tivesse acontecido.

Depois virão para recolocar a grama.

sábado, 12 de março de 2016

11 de Março de 2016

O grande terremoto e o trágico acidente da usina nuclear aconteceu há exatamente 5 anos atrás.

Tem ainda muitas pessoas em habitações provisórias aguardando a reconstrução das suas casas em locais afetados pelo tsunami e nos locais próximos da usina nuclear ainda com alta radioatividade.

O trabalho de descontaminação dos elementos radioativos nas áreas residenciais ainda está em andamento.

Obviamente, os bairros com alto nível de radioatividade foram os primeiros a receberem a descontaminação.

Moro na cidade de Fukushima, numa região de muito baixo nível de radioatividade.
No meu bairro, a descontaminação foi feita prioritariamente nos parques para que as crianças pudessem brincar com segurança e as casas ficaram no segundo plano.

As fotos a seguir são do trabalho de descontaminação do quintal da minha casa que foi feita no dia 5 de Março. (A descontaminação da casa propriamente dita (do prédio), foi feita no dia 29 de fevereiro, como estava trabalhando, não vi o que fizeram. Devem ter lavado com jato de alta pressão.)





Onde aparece terra era coberta de pedras redondas, as quais foram retiradas para serem lavadas e depois serem recolocadas.



Retiraram uma pequena camada da superfície do solo junto com o mato, deixando só as flores e os arbustos.


Dentro desta lona azul devem estar as pedras lavadas esperando a inspeção da prefeitura.

Em Outubro fizeram a medição do nível de radioatividade do quintal e dentro da casa. Na verdade, o nível já era baixo, dentro do limite estipulado pelo governo, não havendo necessidade de fazer todo este trabalho.  Mas, se todos os moradores do bairro cooperarem no trabalho de descontaminação, o nível de radioatividade deve abaixar um pouco mais.


O lixo que acumular do trabalho de descontaminação será colocado em caixas, bem embaladas, as quais deverão ser guardadas no quintal de cada casa, ao ar livre ou enterrada até que seja removido para um local de armazenamento definitivo. 

A foto é do quintal do vizinho, mostrando o local onde o lixo foi enterrado.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Nakano Fudouson, Fukushima


É hábito no Japão, 
no início de ano fazer uma visita aos Jinjas (santuários) ou Oteras (templos).
Este ritual se chama Hatsumoude e começa na virada do ano (na noite do dia 31) e continua com muita intensidade durante o feriado de Ano Novo.
Nós fomos no dia 3, ao Nakano Fudouson que é um templo budista e compramos Omamori (amuletos) para o carro, bicicleta e casa.







Estas tiras de papéis amarradas são oráculos (quando a previsão não é muito positiva, costuma-se deixar no templo ou santuário para que sejam queimadas).



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Nevada em Fukushima

Hoje Fukushima amanheceu coberta de neve, olhem que lindo.
Fui passear com a cadela, no lago pertinho de casa.






terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Chalé Numajiri Kougen / 沼尻高原ロッジ


Este chalé fica próximo ao Lago Inawashiro, a uns 25 km da cidade de Fukushima.
No final de Dezembro estivemos lá.
Ainda não tinha neve quando chegamos, mas começou a nevar de noite e na manhã seguinte estava assim:



A pista de esqui vem até quase a porta do chalé. 
Nesta terceira foto, no centro aparece um pouco do teleférico do esqui.

O banho de onsen é ótimo, tem um pH muito baixo (1,7), sabor ácido e um pouco salgado.
Diz na página do chalé que tem efeitos terapêuticos para quem tem problemas de atopia, dores musculares, dores nas articulações, etc.
A água chega à banheira direto da fonte, sem nenhum tratamento (filtração, aquecimento). E como a água do banho está muito quente, em torno de 45 graus, pode-se adicionar água fria para deixar ao seu gosto.
 
O banho externo, muito agradável, dá pra curtir as estrelas.




Na volta, a estrada estava assim.