sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Verde-amarelo-azul-branco

Estas cores me lembram o Brasil, são as cores da planta Solidago altissima. 
Ela é originária da América do Norte, entrou no Japão no início da Era Showa e logo se alastrou por todo o território, cobrindo margens de rios e terras ociosas.


E vejam quem estava passeando no terreno ao lado da minha casa: um faisão, Phasianus versicolor.
Esta ave do tamanho de uma galinha, habita praticamente todo o território japonês e é a ave símbolo do Japão.
Todas as manhãs eu me desperto com o canto [Kueeenn... Kueeenn] deste faisão.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Eclipse lunar total

Hoje tivemos uma eclipse lunar total.
Aqui em Fukushima estava um céu lindo, durante todo o dia e também à noite.
E a eclipse ocorreu num horário muito oportuno para ser observado, entre 18 e 21 horas.


18:36hs

18:52hs

19:57hs, com um avião.

A olho nú não há diferença na cor da lua entre a primeira e a segunda foto, elas estão assim devido à configuração da câmera. Mas a lua branca vai ficando sombreada e se tornando bronzeada.

domingo, 5 de outubro de 2014

Outono de Fukushima

Ontem, Sábado, saí de bicicleta pra fazer um passeio e vejam que lindas imagens consegui capturar, tudo isto perto de casa, num raio de 2km.










Ontem estava um dia muito agradável, sem vento e com um solzinho. 
Hoje, com a aproximação do taifu ventou forte de manhã e começou a chover pelo meio dia.
E a temperatura baixou muito, estou quase para ligar o aquecedor mas estou me segurando, colocando uma meia de lã bem grossa e uma blusa bem grossa de fleece. 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Outono chegando em Fukushima

No Domingo, dia 28 fizemos uma pequena caminhada pela mata até a Cachoeira Maku-taki.
Esta cachoeira fica nos fundos de Makugawa-onsen (banho termal). 
Estacionamos o carro no onsen e caminhamos pelo mato a dentro uns 500 metros. 
Não é um percurso difícil, tanto é que vários idosos chegaram depois de nós. 
Nesta região, as folhagens ainda não estavam muito coloridas, mas vejam que maravilha de arco-íris estava esperando por nós.



Mas, queríamos ver o colorido das montanhas e fomos para o Monte Adatarazan.
Encontramos, do jeito que tínhamos visto nas fotos das revistas... Parece um quintal florido, não?

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Festa de Aizu-Wakamatsu ・会津若松まつり

A Festa de Aizu-Wakamatsu se prolonga por 3 dias, este ano foi realizado durante os dias 21, 22 e 23 de Setembro. Durante estes dias são feitas apresentações de danças, desfiles das várias entidades, bandas etc., e no terceiro dia o desfile dos pelotões com as réplicas das armaduras das várias épocas de Aizu-Han (feudos).
Aproveitando o feriado do dia 23 (equinócio de outono), fui ver o desfile.

Os pelotões saíram de manhã do Castelo de Aizu-Wakamatsu, também conhecido por Tsuruga-jo, deram uma volta pelo centro da cidade,

e no começo da tarde retornaram ao Castelo.
Reunidos no jardim interno do Castelo, num dia muito bonito.

Colheita de arroz

 Isto é bem perto de casa, é onde passeio com a minha cadela.

Isto também é na cidade de Fukushima, uma área um pouco maior.

Isto é em Inawashiro, uma área bem extensa.
Olhe que região linda.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Actinidia arguta ・サルナシ

Esta fruta (seca) encontrei em Nagano.
É semelhante ao kiwi no aspecto e sabor, mas em tamanho menor e a casca é lisa (sem pelos).
Delícia!