domingo, 8 de fevereiro de 2015

Caverna de Abukuma /あぶくま洞

A caverna de Abukuma fica na cidade de Tamura, interior de Fukushima.
Estivemos lá num belo Domingo de Janeiro. Fazia uns 5 graus lá fora, mas no interior da caverna fazia em torno de 15 graus (temperatura constante por todo o ano).
Esta caverna foi descoberta em 1969 durante a exploração de rochas calcárias e mármore e 4 anos depois, em 1973 a caverna foi liberada para visitas com uma trilha de 720 metros pelo interior.





Neste dia, na caverna, estava sendo realizada uma apresentação de órgão eletrônico por um músico de Fukushima.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Nanakusa-gayu /七草粥

Comemos sim o nanakusa-gayu este ano também, só estava sem tempo para colocar no blog.
Este ano, como estamos em Fukushima, a papinha estava acompanhada pelo ika-ninjin, uma comida típica regional, feita de cenoura e lula desidratada.

Poderão encontrar mais detalhes sobre o que é o nanakusa-gayu, nos posts de 2012 e 2013.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ostras

Vamos comer ostras?
 Num destes Domingos fomos à cidade de Sendai somente para comer ostras.
Esta barraca chamada Kaki-goya fica perto do porto de Sendai.
O que temos aqui, sob a tampa?
 Ostras assando.
Aguarde 5 minutos, observe o relógio de areia.
E está pronto para deliciar.
 Olha o estrago que fizemos ...

Aqui o sistema pode ser tabe-hodai (à vontade, sem limite de tempo por 2.500 ienes) ou comprar porções (8 ostras por 1000 ienes).

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mais nabos

Olhem que lindos, estes vermelhos parecem cenouras,
 e vejam como eles são por dentro. Estes não são ardidos, consumimos em forma de salada, uma delícia!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Verduras da época

Nesta época do ano temos abundância das verduras de raiz e tubérculos.
São consumidas em forma de salada, picles, cozidos etc.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Inverno

Desde a semana passada uma forte frente fria está sentada sobre o arquipélago, e hoje Fukushima amanheceu branquinha coberta de neve. Apareceu um solzinho, a temperatura subiu para 2 graus e uma boa parte da neve derreteu.

Como tinha que dar uma saída, aproveitei passar pela Rodovia das Frutas.
A colheita já está chegando ao final, só restando um pouco de maçã tardia.

Encontrei um pomar espremido entre as casas mas muito carregada e muito bonita, com as folhas amareladas e as frutas bem coloridas.


Aqui, outro pomar também lindo, já totalmente desfolhado e as frutas vermelhas contrastando com a neve da madrugada.


Abaixo, caquis.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Goshikinuma ・五色沼

Deixe-me colocar mais algumas imagens do outono de Fukushima,
pois estava devendo as fotos do Lago Goshikinuma, são do dia 29 de Outubro.







Pelas fotos conseguiram decifrar o significado do nome do lago?
Goshiki significa 5 cores. São vários lagos pequenos, cada lago com uma tonalidade diferente, que fica numa região pantanosa, entre os lagos Akimoto e Hibarako. É um lugar muito gostoso, tem uma trilha bem longa para curtir a água e a natureza ao redor.