terça-feira, 17 de março de 2015

Lago Akimoto / 秋元湖


(Lago Akimoto, província de Fukushima, dia 8 de Março de 2015.)

O lago está congelado e é possível a pesca no gelo. Os pontos coloridos na neve são das barraquinhas do pessoal que estão pescando.

Um Domingo muito tranquilo, com uma chuva muito fina ...

Dia 11 de Março completa 4 anos desde a calamidade de Tohoku, terremoto, tsunami e acidente nuclear.

Que todos de Tohoku possam ter um Domingo tranquilo como este, ou pelo menos que possam retomar o seu cotidiano anterior ao desastre.


No caminho de volta, uma parada para comer um tempura-soba (esqueci de tirar a foto da refeição, mas fiquei surpresa com o que comi. Além do tempura tradicional de verduras, vagem, batata doce, abóbora, cogumelos etc., tinha um tempura redondo que pensei que fosse de cogumelo shitake, mas era um manju recheado com doce de feijão).

As fotos são de dois troncos gigantescos de cedro japonês colocados no interior do restaurante.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Cerimônia de início de construção, Jitinsai / 地鎮祭


Vão construir uma casa no terreno atrás do nosso.
No Domingo fizeram a cerimônia Jitinsai, com a presença da família proprietária, do sacerdote e representante da construtora.
Esta cerimônia objetiva pedir permissão aos deuses para utilizar o terreno e orar pela segurança da obra e felicidade da família.

Existem cerimônias semelhantes na construção de prédios comerciais, rodovias, pontes e também ao desbravar uma nova área agrícola.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Caverna de Abukuma /あぶくま洞

A caverna de Abukuma fica na cidade de Tamura, interior de Fukushima.
Estivemos lá num belo Domingo de Janeiro. Fazia uns 5 graus lá fora, mas no interior da caverna fazia em torno de 15 graus (temperatura constante por todo o ano).
Esta caverna foi descoberta em 1969 durante a exploração de rochas calcárias e mármore e 4 anos depois, em 1973 a caverna foi liberada para visitas com uma trilha de 720 metros pelo interior.





Neste dia, na caverna, estava sendo realizada uma apresentação de órgão eletrônico por um músico de Fukushima.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Nanakusa-gayu /七草粥

Comemos sim o nanakusa-gayu este ano também, só estava sem tempo para colocar no blog.
Este ano, como estamos em Fukushima, a papinha estava acompanhada pelo ika-ninjin, uma comida típica regional, feita de cenoura e lula desidratada.

Poderão encontrar mais detalhes sobre o que é o nanakusa-gayu, nos posts de 2012 e 2013.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ostras

Vamos comer ostras?
 Num destes Domingos fomos à cidade de Sendai somente para comer ostras.
Esta barraca chamada Kaki-goya fica perto do porto de Sendai.
O que temos aqui, sob a tampa?
 Ostras assando.
Aguarde 5 minutos, observe o relógio de areia.
E está pronto para deliciar.
 Olha o estrago que fizemos ...

Aqui o sistema pode ser tabe-hodai (à vontade, sem limite de tempo por 2.500 ienes) ou comprar porções (8 ostras por 1000 ienes).

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mais nabos

Olhem que lindos, estes vermelhos parecem cenouras,
 e vejam como eles são por dentro. Estes não são ardidos, consumimos em forma de salada, uma delícia!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Verduras da época

Nesta época do ano temos abundância das verduras de raiz e tubérculos.
São consumidas em forma de salada, picles, cozidos etc.