sábado, 22 de outubro de 2016

Cores de outono 2


Fotos de ontem de Azuma Bandai Skyline, tem feito sol estes dias e a paisagem está linda.
Apesar do frio está cheio de turistas e visitantes.












sábado, 1 de outubro de 2016

Cores de outono



Ontem amanheceu um dia bonito e uma temperatura muito gostosa, ótimo dia para um trecking, ou uma leve caminhada pelas montanhas.
Resolvi ir até Jodo-daira que fica a 40km de casa e daí fazer uma caminhada até o lago Kamanuma.
Esta é uma caminhada de uma hora pra ir e uma hora pra voltar.
A foto acima é no meio do percurso, a gente consegue ver o Monte Azuma Kofuji e a cidade de Fukushima nos fundos.


E este é o lago Kamanuma.
Depois adiciono algumas fotos melhores da câmera. Estas duas fotos são do iPhone.

sábado, 24 de setembro de 2016

Pimenta vermelha para proteger de incêndio

Vejam que pimenta bonita. Encontrei no ponto de venda direto do produtor.
Já tinha visto este trabalho com pimenta trançado mas não sabia como é que era feito. 
Hoje resolvi comprar pra estudar o trançado e por causa do comentário que a produtora colocou na embalagem, ela diz: Há uma crença de que pendurar pimenta vermelha na cozinha protege a casa de incêndio.
Não conhecia esta crença e achei muito interessante.
Este algo mais que ela colocou no produto que na verdade é apenas um pedacinho de papel com uma mensagem me atraiu e fez eu comprá-lo. Isto é técnica de marketing.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cenouras coloridas

Vejam o que eu achei no mercadinho, um pacotinho com cenouras de várias cores.
São cenouras pequenas, as mais grossas têm a grossura de um dedinho.
E o sabor e o aroma delas são todas diferentes.
A branca e a esverdeada têm sabores marcantes de ervas. As outras são mais "cenouras comuns".


Falando nisso, aqui em Fukushima, principalmente na região de Aizu, tem um grupo de professores e produtores rurais trabalhando para "ressuscitar" antigas variedades e espécies de verduras que eram comuns naquela região e que possuíam sabores e aromas fortes.


Este livro apresenta 20 destas verduras com as receitas.


Este é o pepino apresentado no livro, não encontramos destes nos mercados, a não ser nos pontos de venda direto do produtor. Mas eles me parecem familiares, não são semelhantes aos que se vendem no Brasil? 


Este é um outro livro interessante publicado há alguns dias, apresentando as comidas locais da região de Abukuma (região leste de Fukushima). Tem uns pratos muito diferentes que nunca tinha visto. Estes pratos são na maioria trabalhosas de preparar, e possíveis de serem preparados apenas numa certa época do ano e portanto não aparecem nos cardápios de restaurantes.






sexta-feira, 22 de julho de 2016

Parque Azuma com lírios nativos em plena floração


Oi amigos, quanto tempo!
Estamos numa época de chuvas, aqui chamamos "tsuyu".
Hoje amanheceu chovendo e numa temperatura muito fresca, ótima para uma corridinha.
Esperei passar a chuva e fui ao parque "Azuma sougou undou kouen", um parque enorme com ginásio poliesportivo, piscina coberta, campos de futebol e beisebol, muitos parquinhos pras crianças, jardins de rosas, azaleias, rododendros e uma grande área preservada de lírios nativos os quais estão em plena floração.
Estes lírios possuem um perfume incrível, depois da corrida pude desfrutar um passeio muito agradável.



Esta flor cor de rosa é uma orquídea! 
As pequenas flores estão dispostas em espiral, infelizmente não consegui tirar uma foto melhor, mas elas têm o aspecto típico das orquídeas.

 
Os cogumelos também estavam vigorosos, haviam muitos em diferentes formatos e cores.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Tudo como era antes?!?!

Abriram um buraco no quintal, onde era gramado, e enterraram 5 caixas contendo os lixos radioativos.







e deixaram tudo bonitinho, como se nada tivesse acontecido.

Depois virão para recolocar a grama.

sábado, 12 de março de 2016

11 de Março de 2016

O grande terremoto e o trágico acidente da usina nuclear aconteceu há exatamente 5 anos atrás.

Tem ainda muitas pessoas em habitações provisórias aguardando a reconstrução das suas casas em locais afetados pelo tsunami e nos locais próximos da usina nuclear ainda com alta radioatividade.

O trabalho de descontaminação dos elementos radioativos nas áreas residenciais ainda está em andamento.

Obviamente, os bairros com alto nível de radioatividade foram os primeiros a receberem a descontaminação.

Moro na cidade de Fukushima, numa região de muito baixo nível de radioatividade.
No meu bairro, a descontaminação foi feita prioritariamente nos parques para que as crianças pudessem brincar com segurança e as casas ficaram no segundo plano.

As fotos a seguir são do trabalho de descontaminação do quintal da minha casa que foi feita no dia 5 de Março. (A descontaminação da casa propriamente dita (do prédio), foi feita no dia 29 de fevereiro, como estava trabalhando, não vi o que fizeram. Devem ter lavado com jato de alta pressão.)





Onde aparece terra era coberta de pedras redondas, as quais foram retiradas para serem lavadas e depois serem recolocadas.



Retiraram uma pequena camada da superfície do solo junto com o mato, deixando só as flores e os arbustos.


Dentro desta lona azul devem estar as pedras lavadas esperando a inspeção da prefeitura.

Em Outubro fizeram a medição do nível de radioatividade do quintal e dentro da casa. Na verdade, o nível já era baixo, dentro do limite estipulado pelo governo, não havendo necessidade de fazer todo este trabalho.  Mas, se todos os moradores do bairro cooperarem no trabalho de descontaminação, o nível de radioatividade deve abaixar um pouco mais.


O lixo que acumular do trabalho de descontaminação será colocado em caixas, bem embaladas, as quais deverão ser guardadas no quintal de cada casa, ao ar livre ou enterrada até que seja removido para um local de armazenamento definitivo. 

A foto é do quintal do vizinho, mostrando o local onde o lixo foi enterrado.