sábado, 12 de março de 2016

11 de Março de 2016

O grande terremoto e o trágico acidente da usina nuclear aconteceu há exatamente 5 anos atrás.

Tem ainda muitas pessoas em habitações provisórias aguardando a reconstrução das suas casas em locais afetados pelo tsunami e nos locais próximos da usina nuclear ainda com alta radioatividade.

O trabalho de descontaminação dos elementos radioativos nas áreas residenciais ainda está em andamento.

Obviamente, os bairros com alto nível de radioatividade foram os primeiros a receberem a descontaminação.

Moro na cidade de Fukushima, numa região de muito baixo nível de radioatividade.
No meu bairro, a descontaminação foi feita prioritariamente nos parques para que as crianças pudessem brincar com segurança e as casas ficaram no segundo plano.

As fotos a seguir são do trabalho de descontaminação do quintal da minha casa que foi feita no dia 5 de Março. (A descontaminação da casa propriamente dita (do prédio), foi feita no dia 29 de fevereiro, como estava trabalhando, não vi o que fizeram. Devem ter lavado com jato de alta pressão.)





Onde aparece terra era coberta de pedras redondas, as quais foram retiradas para serem lavadas e depois serem recolocadas.



Retiraram uma pequena camada da superfície do solo junto com o mato, deixando só as flores e os arbustos.


Dentro desta lona azul devem estar as pedras lavadas esperando a inspeção da prefeitura.

Em Outubro fizeram a medição do nível de radioatividade do quintal e dentro da casa. Na verdade, o nível já era baixo, dentro do limite estipulado pelo governo, não havendo necessidade de fazer todo este trabalho.  Mas, se todos os moradores do bairro cooperarem no trabalho de descontaminação, o nível de radioatividade deve abaixar um pouco mais.


O lixo que acumular do trabalho de descontaminação será colocado em caixas, bem embaladas, as quais deverão ser guardadas no quintal de cada casa, ao ar livre ou enterrada até que seja removido para um local de armazenamento definitivo. 

A foto é do quintal do vizinho, mostrando o local onde o lixo foi enterrado.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Nakano Fudouson, Fukushima


É hábito no Japão, 
no início de ano fazer uma visita aos Jinjas (santuários) ou Oteras (templos).
Este ritual se chama Hatsumoude e começa na virada do ano (na noite do dia 31) e continua com muita intensidade durante o feriado de Ano Novo.
Nós fomos no dia 3, ao Nakano Fudouson que é um templo budista e compramos Omamori (amuletos) para o carro, bicicleta e casa.







Estas tiras de papéis amarradas são oráculos (quando a previsão não é muito positiva, costuma-se deixar no templo ou santuário para que sejam queimadas).



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Nevada em Fukushima

Hoje Fukushima amanheceu coberta de neve, olhem que lindo.
Fui passear com a cadela, no lago pertinho de casa.






terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Chalé Numajiri Kougen / 沼尻高原ロッジ


Este chalé fica próximo ao Lago Inawashiro, a uns 25 km da cidade de Fukushima.
No final de Dezembro estivemos lá.
Ainda não tinha neve quando chegamos, mas começou a nevar de noite e na manhã seguinte estava assim:



A pista de esqui vem até quase a porta do chalé. 
Nesta terceira foto, no centro aparece um pouco do teleférico do esqui.

O banho de onsen é ótimo, tem um pH muito baixo (1,7), sabor ácido e um pouco salgado.
Diz na página do chalé que tem efeitos terapêuticos para quem tem problemas de atopia, dores musculares, dores nas articulações, etc.
A água chega à banheira direto da fonte, sem nenhum tratamento (filtração, aquecimento). E como a água do banho está muito quente, em torno de 45 graus, pode-se adicionar água fria para deixar ao seu gosto.
 
O banho externo, muito agradável, dá pra curtir as estrelas.




Na volta, a estrada estava assim.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Couve ornamental

É uma Brassica oleracea, parente da couve, do repolho etc.
Já a conhecia, mas não achava bonita quando morava em Hokkaido.
Mas chegando aqui em Fukushima, aprendi a valorizá-la. Ela deve se adaptar melhor nesta região do que em Hokkaido, e olhem como fica um canteiro da couve ornamental.
Estas fotos são do canteiro do Aeroporto de Sendai.


sábado, 5 de dezembro de 2015

Geada e as nossas verduras populares

Há 2 dias deu uma geada muito forte, e vejam como ficou o meu pé de chuchu. Toda queimada.


Mas a couve é danada, está ilesa.
Em Sapporo ela resistiu debaixo da neve. Vamos ver se estas também resistem.

Arroz

Aqui em Fukushima encontramos muito destas máquinas para beneficiar arroz integral.
É só colocar a moedinha (nesta máquina era 100 ienes para beneficiar até 10 kg) e selecionar o grau de polimento. Em alguns minutos estará pronto.




Em Hokkaido não víamos muito destas máquinas. 
Nós sempre comprávamos arroz já beneficiado, tanto no mercado quanto direto do produtor. 

Aqui em Fukushima, nos supermercados encontramos arroz beneficiado, mas nos pontos de venda direto do produtor só tem arroz integral (eles beneficiam gratuitamente se pedirmos). Um produtor amigo trouxe arroz para nós, integral e em saco de 30 kg. Foi por isto que fui utilizar esta máquina.

Dizem que o arroz integral conserva melhor e que o arroz recém beneficiado é mais gostoso.