Este ano, como estamos em Fukushima, a papinha estava acompanhada pelo ika-ninjin, uma comida típica regional, feita de cenoura e lula desidratada.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Nanakusa-gayu /七草粥
Comemos sim o nanakusa-gayu este ano também, só estava sem tempo para colocar no blog.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Ostras
Vamos comer ostras?
Num destes Domingos fomos à cidade de Sendai somente para comer ostras.Esta barraca chamada Kaki-goya fica perto do porto de Sendai.
O que temos aqui, sob a tampa?
Ostras assando.
Aguarde 5 minutos, observe o relógio de areia.
E está pronto para deliciar.
Olha o estrago que fizemos ...Aqui o sistema pode ser tabe-hodai (à vontade, sem limite de tempo por 2.500 ienes) ou comprar porções (8 ostras por 1000 ienes).
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Mais nabos
Olhem que lindos, estes vermelhos parecem cenouras,
e vejam como eles são por dentro. Estes não são ardidos, consumimos em forma de salada, uma delícia!domingo, 28 de dezembro de 2014
Verduras da época
Nesta época do ano temos abundância das verduras de raiz e tubérculos.
São consumidas em forma de salada, picles, cozidos etc.
São consumidas em forma de salada, picles, cozidos etc.
domingo, 7 de dezembro de 2014
Inverno
Desde a semana passada uma forte frente fria está sentada sobre o arquipélago, e hoje Fukushima amanheceu branquinha coberta de neve. Apareceu um solzinho, a temperatura subiu para 2 graus e uma boa parte da neve derreteu.
Como tinha que dar uma saída, aproveitei passar pela Rodovia das Frutas.
A colheita já está chegando ao final, só restando um pouco de maçã tardia.
Encontrei um pomar espremido entre as casas mas muito carregada e muito bonita, com as folhas amareladas e as frutas bem coloridas.
Abaixo, caquis.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Goshikinuma ・五色沼
Deixe-me colocar mais algumas imagens do outono de Fukushima,
pois estava devendo as fotos do Lago Goshikinuma, são do dia 29 de Outubro.
Pelas fotos conseguiram decifrar o significado do nome do lago?
Goshiki significa 5 cores. São vários lagos pequenos, cada lago com uma tonalidade diferente, que fica numa região pantanosa, entre os lagos Akimoto e Hibarako. É um lugar muito gostoso, tem uma trilha bem longa para curtir a água e a natureza ao redor.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Nabo e caqui
Os caquis são os com tanino, que amarra. É só descascar, dar um banho de água quente (fervi por uns 10 segundos) e pendurar. Quando começar a ficar mole (depois de 1 semana ~ 10 dias) apalpar com as mãos para que eles fiquem macios uniformemente e acelerar o amadurecimento.
Da minha primeira "safra experimental" ficou assim, um pouco escura mas muito doce. Poderia deixar secar mais, porém estes eu preferi deixar assim, um pouco suculenta e já guardei (congelei).
E os nabos, é só descascar, cortar em rodelas, passar um cordão e pendurar. Amarrei um palito de dentes pros nabos se sentarem. Estes nabos vão repetindo o processo de se congelar de noite, descongelar com o sol e assim vão secando. Com aproximadamente um mês eles deverão ficar totalmente secos. Estes nabos são ótimos para fazer cozidos. Na hora de cozinhar, deve deixar de molho em água fria com antecedência até que eles fiquem bem macios.
Este nabo seco é conhecido aqui em Fukushima como "shimi-daikon", em Hokkaido não tinha.
Também não se viam os caquis pendurados nas varandas e varais de Hokkaido porque lá não tinha muito caqui.
Quando chega a época, por novembro, aparecem nos mercados os caquis com pedúnculo em caixas (5 ~ 10 kg) pra pendurar.
Da minha primeira "safra experimental" ficou assim, um pouco escura mas muito doce. Poderia deixar secar mais, porém estes eu preferi deixar assim, um pouco suculenta e já guardei (congelei).
E os nabos, é só descascar, cortar em rodelas, passar um cordão e pendurar. Amarrei um palito de dentes pros nabos se sentarem. Estes nabos vão repetindo o processo de se congelar de noite, descongelar com o sol e assim vão secando. Com aproximadamente um mês eles deverão ficar totalmente secos. Estes nabos são ótimos para fazer cozidos. Na hora de cozinhar, deve deixar de molho em água fria com antecedência até que eles fiquem bem macios.
Este nabo seco é conhecido aqui em Fukushima como "shimi-daikon", em Hokkaido não tinha.
Também não se viam os caquis pendurados nas varandas e varais de Hokkaido porque lá não tinha muito caqui.
Quando chega a época, por novembro, aparecem nos mercados os caquis com pedúnculo em caixas (5 ~ 10 kg) pra pendurar.
Assinar:
Postagens (Atom)


























