quinta-feira, 26 de junho de 2014

Barracas de verduras

Encontramos muito destas barracas na beira de estrada.
São barracas com produtos colhidos na própria horta e colocados à disposição dos fregueses, mas sem vendedor. Tem apenas uma caixinha pra colocar as moedas, tudo à base da confiança.
Os produtos são frescos e encontramos muitas novidades que não chegam nos mercados.


Temos também as lojas administradas pela JAFukushima (Japan Agricultural Cooperative).


Sobre os problemas de contaminação radioativa... muitas pessoas devem estar questionando: Produzidos em Fukushima? São seguros?

No primeiro caso, da barraquinha, não existe nenhum controle e fica a critério e responsabilidade do freguês. Estas barraquinhas estão nas áreas de baixa radioatividade, sem restrições para moradia e cultivo e as verduras são os excedentes da horta caseira.

No segundo caso, da cooperativa, os agentes da JA ou do governo coletam amostras por espécie e por produtor para fazer o teste de contaminação.

De forma geral, os produtos (verduras, frutas, arroz etc.) cultivados com a devida adubação, nas áreas de baixa contaminação (onde é permitido morar e cultivar), não absorvem o césio. O problema são os brotos de bambu e outras plantas nativas colhidas na mata que não recebem adubação.

Fica a resposta para a Marcia que me questionou sobre a radiação. Marcia, desculpe a demora em responder, estive investigando :), e muito obrigada pela participação, um grande abraço.

3 comentários:

  1. Gostei de saber. Obrigada pela resposta :)

    ResponderExcluir
  2. Eu estou maravilhada que coisa linda simples,a organização e a confiança como é bom morar em um país que se respeita.

    ResponderExcluir
  3. Creio que haja alguma perda, mas deve ser num nível tolerado. É o respeito pelo suor dos outros.

    ResponderExcluir