sexta-feira, 4 de julho de 2014

Museu de Arte Moderna Morohashi - Salvador Dali

Muito longe dos grandes centros urbanos, afastado até da cidade de Fukushima, no interiorzinho da província de Fukushima, na localidade de Urabandai, num local super tranquilo, cercado de montanhas e muito verde está localizado o Museu de Arte Moderna Morohashi.
Este museu possui 332 obras de Salvador Dali entre esculturas, pinturas e outras, sendo o terceiro maior colecionador ficando atrás apenas do The Dali Theatre-Museum de Figueiras (Espanha) e Dali Museum de Flórida (USA).

Olhem que local bonito e tranquilo para esquecer qualquer tipo de stress e poluições e "saborear" apenas a arte de Dali.


Nesta parte da exposição permanente é permitido fotografar.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cerejas!

Depois das flores e das verduras, chegou mais uma época gostosa: Iniciou a colheita!

Começou com a colheita do pêssego de estufas. A produção é em pequena escala e é caríssimo.
E a colheita da cereja iniciou há uns 10 dias.
As cerejeiras são cobertas de plástico e telada para proteção contra chuva, vento e pássaros.
Com todo este carinho, as cerejas ficam lindas, vejam.

Os pomares, além dos stands de venda direta, liberam o pomar para colher e comer direto do pé. Paga-se um valor para comer à vontade por 30 minutos.
As variações para este sistema "sakurambo-gari"(sakurambo=cereja, gari=colheita): itigo-gari (morango), budou-gari (uva), ringo-gari(maçã)...
Em Hokkaido pagava-se o mesmo valor por 1 hora.
 Este é no ponto de venda da JA, cerejas vermelhas e amarelas classificadas e embaladas.
 Um pouco de pêssego.
Delícia!

Barracas de verduras

Encontramos muito destas barracas na beira de estrada.
São barracas com produtos colhidos na própria horta e colocados à disposição dos fregueses, mas sem vendedor. Tem apenas uma caixinha pra colocar as moedas, tudo à base da confiança.
Os produtos são frescos e encontramos muitas novidades que não chegam nos mercados.


Temos também as lojas administradas pela JAFukushima (Japan Agricultural Cooperative).


Sobre os problemas de contaminação radioativa... muitas pessoas devem estar questionando: Produzidos em Fukushima? São seguros?

No primeiro caso, da barraquinha, não existe nenhum controle e fica a critério e responsabilidade do freguês. Estas barraquinhas estão nas áreas de baixa radioatividade, sem restrições para moradia e cultivo e as verduras são os excedentes da horta caseira.

No segundo caso, da cooperativa, os agentes da JA ou do governo coletam amostras por espécie e por produtor para fazer o teste de contaminação.

De forma geral, os produtos (verduras, frutas, arroz etc.) cultivados com a devida adubação, nas áreas de baixa contaminação (onde é permitido morar e cultivar), não absorvem o césio. O problema são os brotos de bambu e outras plantas nativas colhidas na mata que não recebem adubação.

Fica a resposta para a Marcia que me questionou sobre a radiação. Marcia, desculpe a demora em responder, estive investigando :), e muito obrigada pela participação, um grande abraço.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Informação comida Tohoku (Tohoku taberu tsushin) 2

Feto-comum, feteira, "warabi".
Uma pteridófita disseminada por quase todos os continentes, é praga das plantações e pastagens pela fácil propagação, mas no Japão é muito apreciada como "sansai", plantas nativas das montanhas e matas.
O warabi é amargo e possui uma toxina cancerígena, portanto é necessário um tratamento de desintoxicação. A forma tradicional deste tratamento é ferver o warabi em água com bicarbonato de sódio, deixar em repouso até o dia seguinte na mesma solução. Escorrer a solução e lavar em água corrente.
O produto chegou assim, fervido e conservado na água com o bicarbonato de sódio.


Consumimos na forma bem simples de "ohitashi" apenas com "sakebushi"(raspas de salmão - o comum é o "katsuobushi" do peixe bonito, mas hoje utilizamos de salmão que tem um sabor mais delicado) e shoyu.
E em forma de carpaccio.

Excelente!!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Tempura manjyu, Oishisa-zukuri Hi-no-de-ya

Está na apresentação do próprio site que a loja foi iniciada logo após o final da guerra mundial, a 800 m de altitude, num planalto onde borbulham as fontes de águas termais, onde o ônibus de linha só passa a cada 2 horas e o sinaleiro mais próximo fica a 13 km. 
Para não decepcionar a clientela que vem até a loja, a casa se esforça em produzir o melhor wagashi (doce japonês), escolhendo cuidadosamente os ingredientes e produzindo o "anko", doce de feijão que é a base do wagashi na própria casa.


Este é um tempura de manjyu.
É frito na hora e come-se quentinho. A casca fica crocante, é ótimo.
Oishisa-zukuri, fica em Fukushima-ken, Inawashiro-cho.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Fukushima

Assistam o bonito clip de Fukushima ao som de Pharrell Williams e vejam um pouquinho do que temos de belo, bonito e gostoso. 
Após o desastre de 3.11 há uma tendência das pessoas imaginarem um Fukushima triste. Existe o lado triste de um futuro incerto, mas a vida deve ser vivida. E bem vivida, num bom astral!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Criptomeria ・杉

Na cidade de Nihon-matsu, localidade de Sugisawa está esta linda árvore.
A sua idade estimada é de 600 anos (algumas citações falam em 1000 anos), tem altura de 50 m e continua muito saudável e vigorosa.