sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Nevada em Fukushima

Hoje Fukushima amanheceu coberta de neve, olhem que lindo.
Fui passear com a cadela, no lago pertinho de casa.






terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Chalé Numajiri Kougen / 沼尻高原ロッジ


Este chalé fica próximo ao Lago Inawashiro, a uns 25 km da cidade de Fukushima.
No final de Dezembro estivemos lá.
Ainda não tinha neve quando chegamos, mas começou a nevar de noite e na manhã seguinte estava assim:



A pista de esqui vem até quase a porta do chalé. 
Nesta terceira foto, no centro aparece um pouco do teleférico do esqui.

O banho de onsen é ótimo, tem um pH muito baixo (1,7), sabor ácido e um pouco salgado.
Diz na página do chalé que tem efeitos terapêuticos para quem tem problemas de atopia, dores musculares, dores nas articulações, etc.
A água chega à banheira direto da fonte, sem nenhum tratamento (filtração, aquecimento). E como a água do banho está muito quente, em torno de 45 graus, pode-se adicionar água fria para deixar ao seu gosto.
 
O banho externo, muito agradável, dá pra curtir as estrelas.




Na volta, a estrada estava assim.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Couve ornamental

É uma Brassica oleracea, parente da couve, do repolho etc.
Já a conhecia, mas não achava bonita quando morava em Hokkaido.
Mas chegando aqui em Fukushima, aprendi a valorizá-la. Ela deve se adaptar melhor nesta região do que em Hokkaido, e olhem como fica um canteiro da couve ornamental.
Estas fotos são do canteiro do Aeroporto de Sendai.


sábado, 5 de dezembro de 2015

Geada e as nossas verduras populares

Há 2 dias deu uma geada muito forte, e vejam como ficou o meu pé de chuchu. Toda queimada.


Mas a couve é danada, está ilesa.
Em Sapporo ela resistiu debaixo da neve. Vamos ver se estas também resistem.

Arroz

Aqui em Fukushima encontramos muito destas máquinas para beneficiar arroz integral.
É só colocar a moedinha (nesta máquina era 100 ienes para beneficiar até 10 kg) e selecionar o grau de polimento. Em alguns minutos estará pronto.




Em Hokkaido não víamos muito destas máquinas. 
Nós sempre comprávamos arroz já beneficiado, tanto no mercado quanto direto do produtor. 

Aqui em Fukushima, nos supermercados encontramos arroz beneficiado, mas nos pontos de venda direto do produtor só tem arroz integral (eles beneficiam gratuitamente se pedirmos). Um produtor amigo trouxe arroz para nós, integral e em saco de 30 kg. Foi por isto que fui utilizar esta máquina.

Dizem que o arroz integral conserva melhor e que o arroz recém beneficiado é mais gostoso.

domingo, 22 de novembro de 2015

Caqui desidratado (Hoshi-gaki)

Ganhei da minha amiga uma cesta de caquis com tanino pra fazer o caqui seco. 


Então, vamos trabalhar!
Aparar os galhos e dar uma lavadinha.


 Descascar.


Preparar para pendurar.
Depois de pendurado dei uma borrifada com shyoutyu (aguardente japonês).



Uma semana depois, já estava bem murcho.


Com mais umas duas semanas, já estava pronto. 
Doce, uma delícia.
Quem gostar, pode deixa secar mais, porém eu já guardei no congelador para mante-la mais suculenta.


Abaixo são os caquis do Sr. Shishido, onde sempre compramos maçãs e pêssegos deliciosos.



sábado, 21 de novembro de 2015

Maçã

Olá amigos, 
estou de volta!
Já é início de inverno e aqui em Fukushima já está fazendo muito frio.
O que está gostoso nesta época são as maçãs. Tanto no sabor quanto no preço.

Olhe que lindo pomar!


Eu cortei uma maçã só pra mostrar o que chamamos aqui de ¨mitsu¨ ou mel.
Estas manchas amareladas não significam que as frutas estão passadas.
Elas estão ótimas e significam que estão muito doce.

As maçãs da foto não foram adquiridas no mercado, compramos direto do produtor. Elas são descartes devido a alguma imperfeição, como formato, rugosidade, coloração desuniforme, rachaduras etc. Mas são uma delícia, suculentas, crocantes e ótimo balanço de acidez e doçura.
O consumidor não deveria ser tão exigente quanto ao visual das frutas e verduras. Esta exigência gera muitas perdas nas lavouras e pomares e elevação do preço ao próprio consumidor.


Aprendi uma coisa interessante.
Aqui no mercado tem a maçã Fuji e a Sun-fuji. Tem também a maçã Tsugaru e a Sun-tsugaru.
Pensava que se referiam a variedades distintas...
Normalmente, as maçãs são produzidas cobertas com saquinhos para proteger da chuva, insetos, arranhões etc. e desensacadas próximo da colheita para tomar sol e pegar a coloração vermelha uniforme. Porém, as que recebem o nome ¨Sun¨ que significa ¨sol¨ não recebem a proteção dos saquinhos durante o desenvolvimento.
Explicam os produtores que as maçãs ensacadas têm a pele mais bonita e sofrem menos problemas com doenças e pragas, mas menor teor de açúcar e sabor mais suave.