quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Maçã de Fukushima

Ontem fui visitar um pomar de maçã, distante 2 km da minha casa (até fui de bicicleta) fica no comecinho da Via Fruits Line.
É a plantação do Sr. Shishido, da foto. 
Desde que cheguei a Fukushima compro pêssego e maçã dele. Na frente da casa dele tem uma máquina de venda, onde a gente coloca 200 ienes, abre a portinha e retira a porção de frutas. Mas quando a máquina está vazia, chego na casa e compro direto dele. Sorte minha, porque ele sempre me dá umas a mais.

Sempre passo na frente deste pomar e já estava de olho há tempo: vou ter de parar pra tirar umas fotos antes que ele colha tudo.
Eu cheguei bem na hora do cafezinho e pedi licença pra entrar no pomar pra fotografar.







Nesta época as folhas ficam amareladas e as frutas bem vermelhas, não é lindo?
Estas são as maçãs Fuji.
As maçãs do Sr. Shishido ficam assim:
Aqui no Japão dizemos que este tipo de maçã ”tem mel” e é muito apreciado.
No Brasil diria que a maçã está passada, apodrecendo não é?

2 comentários:

  1. Boa tarde, são lindas como o Japão nos oferece coisas maravilhosas,esta maça creio que temos aqui,mais não deve ser tão doce alias as nossas frutas,andam meio sem gosto.Mate minha curiosidade Fukushima não é onde teve o vazamento da usina nuclear?estas maças estão sem perigo para a saúde. Você mora por perto,um feliz Natal e fim de ano para voçê e sua familia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Diu, obrigada pela visita e por sempre deixar um comentário, fico muito feliz.
    Voce está certa, Fukushima é exatamente onde houve o acidente nuclear. Tem uma pequena área, perto da usina que ainda continua interditada (a população evacuada). Os produtos de Fukushima (agrícola, pecuária e principalmente frutos do mar), vão para o mercado após passar pelo teste de controle da radioatividade portanto os produtos que estão no mercado são totalmente seguros. Mas, mesmo assim, os nossos produtos são discriminados, sofrem os danos da reputação.
    Diu, a minha casa fica a 64 km em linha reta, da usina nuclear, segundo o google maps. Sem perigo nenhum, levando uma vida normal, com crianças da vizinhança brincando nos parques e com muitas hortas e pomares pelas proximidades. Eu mesma colhi verduras no meu quintal.
    Bom final de ano pra vocês. Um grande abraço.

    ResponderExcluir