sábado, 7 de janeiro de 2017

Hashi, palitinhos

No final de Dezembro, próximo do Natal, fizemos uma pequena viagem e fomos até a província de Toyama e Ishikawa. Em Ishikawa, demos uma esticada até a península de Noto e cidade de Wajima, onde tem a tradicional produção de peças em laca.
E aproveitamos para renovar o nosso hashi.
Um desenho simples mas muito bonito, não é?


Em 1975, o Wajima nuri (trabalhos em laca de Wajima) recebeu a distinção de artesanato tradicional.
O trabalho de laca de Wajima é antigo, foram encontradas peças em laca nas ruínas arqueológicas da península de Noto de 6800 anos. A atual técnica de Wajima nuri foi estabelecida na era Edo entre os anos 1661 e 1672.
E no ato da distinção de artesanato tradicional de Wajima nuri, o Ministério da Indústria e Comércio estabeleceu requisitos para que a peça possa receber o selo de garantia, como por exemplo:
- a laca deve ser natural (não pode ser sintética), 
- as peças devem ser de Zelkova, Katsura (Cercidiphyllum japonicum), Hinoki (cedro ou cipreste), Honoki (Magnolia japonesa de folhas grande) ou madeiras de qualidade equivalente,
- peças em cerâmica devem ser produzidas de forma tradicional e pré-definida,
- o trabalho com a laca propriamente dita deve seguir técnicas tradicionais, etc.

Compramos o hashi no Wajima nuri Kaikan , que estava repleto de objetos e peças lindas .... mas .... caríssimas. Mas, conhecendo o trabalho feito pelos artesãos, peça por peça, detalhe por detalhe, aprendemos a valorizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário